Aprex Webmail e U ) *
Joinville - Terça-feira, 18 de Junho de 2019 - Santa Catarina


Newsletter
Para receber a Newsletter da Vidaverde, preencha o formulário abaixo.
Nome:
Profissão:
E-mail:
Desejo receber
newsletter
Desejo cancelar
recebimento das
newsletters

Mantida criação da Estação Ecológica da Mata Preta, na região de Chapecó
21/07/2005 - O Diário de Justiça da União (DJU) publicou nesta semana decisão do desembargador federal Edgard Lippmann Júnior, do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região, que mantém o procedimento de criação da Estação Ecológica da Mata Preta, em Abelardo Luz (SC). José Nelson Dissenha, sua esposa, Suzete Contin Dissenha, Wilson Dissenha e a empresa Dissenha S/A ingressaram com uma ação na Justiça Federal de Chapecó (SC) contra a União e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Donos de terras localizadas dentro da área prevista para a reserva, eles pediam a suspensão da execução do projeto, pois não teriam sido cumpridas algumas exigências legais.

No final de junho, a 2ª Vara Federal de Chapecó negou a liminar solicitada pelos autores da ação. Eles recorreram então ao TRF, através de um agravo de instrumento. No entanto, o desembargador Lippmann, relator do caso no tribunal, indeferiu o pedido. Ele entendeu que a lei não estabelece qualquer exigência no sentido de que eventuais estudos técnicos sejam efetuados antes ou depois da realização da audiência pública.

Conforme o magistrado, não há informação de qualquer ato expropriatório em relação à terra de propriedade dos autores, até porque o procedimento para estudo da área de conservação está apenas no início. (Eco Agência, 21/07)


Fonte: (Eco Agência, 21/07)