Aprex Webmail e U ) *
Joinville - Sábado, 19 de Outubro de 2019 - Santa Catarina


Newsletter
Para receber a Newsletter da Vidaverde, preencha o formulário abaixo.
Nome:
Profissão:
E-mail:
Desejo receber
newsletter
Desejo cancelar
recebimento das
newsletters

Semana do Meio Ambiente:
Colégio Energia e VidaVerde promovem 4ª edição da Casa Consciência
29/05/2007 - No final da década de 1960, o mundo despertou para uma realidade assustadora que se transformaria numa questão central no debate internacional dos decênios seguintes: a degradação do meio ambiente. Nos anos 80, o MEC através do parecer nº 819/85 reforçou a necessidade da inclusão de conteúdos ecológicos ao longo do processo de formação do Ensino Médio, integrados a todas as áreas do conhecimento de forma sistematizada e progressiva possibilitando, dessa forma, a formação da consciência ecológica do futuro cidadão.

A partir destas questões o Sistema de Ensino Energia, em parceria com a Associação Ecológica Joinvilense VidaVerde, criou em 2004 o efetivo trabalho de Educação Ambiental, envolvendo equipes discentes e docentes para desenvolver o Projeto denominado “Casa Consciência”. Desde então são elaboradas anualmente atividades de educação ambiental, sempre com diferentes temas. Em 2006 o projeto conquistou o 140 Prêmio Expressão de Ecologia, na categoria Educação Ambiental. O tema daquele ano foi “Consumo consciente: redução”.

4ª edição traz novidades e aborda um tema bem atual
Na edição 2007 será abordada a problemática do aquecimento global: suas causas e conseqüências. Os alunos construirão um “túnel ambiental do tempo” de 20 metros de comprimento, por onde os visitantes poderão passar e observar fotos, maquetes, colagens e outras montagens e efeitos que mostrarão como o homem vem se relacionando com a natureza nas diversas fases, desde a pré-história até a idade contemporânea. Os organizadores também irão propor aos visitantes a realização do teste on-line da “Pegada Ecológica”, que gera uma estimativa da quantidade de natureza necessária para manter o estilo de vida de uma pessoa, calculando o impacto que ela causa no planeta.

Além das atividades teóricas do Projeto, em 2007 os alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Energia realizaram diversas atividades através de saídas a campo. Eles tiveram oportunidade de constatar a realidade da destinação do lixo (residencial, público, hospitalar e industrial) em Joinville e Curitiba, além de conhecerem o sistema de captação, tratamento e distribuição da água em nosso município e realizarem atividades de sensibilização, voltadas para a educação ambiental.

A 4ª edição da Casa Consciência será aberta ao público de 4 a 8 de junho no 3º piso do Shopping Mueller, em Joinville (SC). As escolas poderão agendar visitas monitoradas, através do telefone (47) 3434-2900

O que é a Pegada Ecológica
Alguma vez pensou na quantidade de Natureza necessária para manter o seu estilo de vida? Já imaginou avaliar o impacto no Planeta das suas opções no dia-a-dia, daquilo que consome e dos resíduos que gera? Com o questionário disponível no site www.myfootprint.org é possível ter uma idéia desse impacto.

A proposta de se conhecer o tamanho da Pegada,  é servir como instrumento de tomada de consciência sobre o impacto ambiental que uma pessoa provoca no Planeta.
Segundo o site My Footprint, para cada um dos 6 bilhões de habitantes da Terra, existe em média cerca de 1.9 hectare de terrenos biologicamente produtivos. Assim, a partir do momento em que o cidadão conhece a sua Pegada Ecológica, é sugerido que ele se comprometa a diminuir o seu impacto no meio ambiente. A idéia é que este teste seja divulgado aos amigos, familiares e vizinhos.

Para fazer o teste, depois de acessar a página, a pessoa deve escolher o seu país de origem e a língua a ser usada. É pedido que se respondam algumas questões sobre a cidade onde mora, número de habitantes etc. Em seguida, são feitas 15 perguntas sobre alimentação, bens de consumo e serviço, habitação e transporte. A intenção do questionário é somar as diversas parcelas de terreno produtivo (terra e mar) necessárias para a produção dos recursos utilizados pela pessoa e para a assimilação dos resíduos produzidos por ele. O resultado obtido compara a utilização dos recursos naturais com a capacidade da natureza de os fornecer.


Autor: Sintonia Comunicação