Aprex Webmail e U ) *
Joinville - Sexta-feira, 22 de Novembro de 2019 - Santa Catarina


Newsletter
Para receber a Newsletter da Vidaverde, preencha o formulário abaixo.
Nome:
Profissão:
E-mail:
Desejo receber
newsletter
Desejo cancelar
recebimento das
newsletters

Preocupações dos agricultores são legítimas
11/07/2006 - A respeito do artigo publicado no Jornal A Notícia no dia 1º de junho de 2006 (clique aqui para ver texto), informo que as preocupações dos agricultores são legítimas, e merecem toda a atenção por parte das autoridades. Na medida que a mineração substitui terras férteis por cavas, pode rebaixar o lençol freático e dificultar atividade rural em áreas adjacentes. A água, que os mineradores argumentam "servir para irrigação", está disponível da mesma forma na superfície e no lençol freático e pode ser captada e aproveitada com os devidos critérios e licencimento, para irrigação e outras finalidades, mantendo a superfície de terra preservada.

Deve ser feita mais uma conta: quanta água (das chuvas) é retida nas florestas, matas ciliares e quais os benefícios múltiplos  propiciados ? As cavas (buracos) somente podem ser recuperadas para agricultura e florestas se outra área for desmontada para preenchê-los, geralmente morros florestados.

É preciso que as autoridades e os cidadãos estejam atentos para designar e licenciar áreas mineráveis com o menor impacto possível sobre a água e a biodiversidade. Não há tempo nem espaço para irresponsabilidades, pois o planeta já está agonizando.

Para mais esclarecimentos, recomendo a leitura do artigo do renomado geólogo da USP Álvaro Rodrigues dos Santos.
 
Nilsa Schroeder Gramkow
Vice-presidente da Associação Ecológica Joinvilense VidaVerde