Aprex Webmail e U ) *
Joinville - Terça-feira, 20 de Agosto de 2019 - Santa Catarina


Newsletter
Para receber a Newsletter da Vidaverde, preencha o formulário abaixo.
Nome:
Profissão:
E-mail:
Desejo receber
newsletter
Desejo cancelar
recebimento das
newsletters

Rio do Braço precisa de atenção

Degradação está matando as águas que cortam Pirabeiraba
02/09/2006 - O estado atual do rio do Braço, no distrito de Pirabeiraba, poderá ser o futuro de outros rios de Joinville, alertam os ambientalistas. No local onde uma represa segurava a força das águas, um pequeno córrego tenta resistir à degradação. O vida do rio do Braço, que virou intermitente, depende da chuva.
Sem os cuidados para revitalização, ele poderá existir somente nas histórias da cartilha didática "Nosso Futuro, Compromisso Presente", lançado nesta semana, na Escola de Educação Básica Olavo Bilac, em Pirabeiraba.
Os estudantes Douglas de Souza, 13 anos, e Vilson Schwitzky, 12, alunos da unidade escolhida para a distribuição da cartilha ecológica, até o início deste ano, não tinham conhecimento da existência do rio do Braço. "Foi com a cartilha que fiquei sabendo do rio", contou Douglas.
A publicação foi desenvolvida para resgatar a história do rio e conscientizar as futuras gerações sobre a importância da preservação. Segundo a pesquisadora da Universidade da Região de Joinville (Univille), professora doutora Nelma Baldin, a idéia de fazer o livreto nasceu com o projeto de revitalização do rio entre os anos de 2004 e 2005. De acordo com Nelma, uma enquete revelou que, de toda a população de Pirabeiraba, apenas 14 moradores tinham conhecimento da existência do rio.
Diante da falta de informação, o secretário municipal de Educação, Sylvio Sniecikovski, prometeu distribuir a cartilha para todos os alunos das escolas municipais do distrito de Pirabeiraba, pois "o futuro depende diretamente de ações que realizamos no presente".


Fonte: Jornal A Notícia - AN Cidade