Aprex Webmail e U ) *
Joinville - Terça-feira, 20 de Agosto de 2019 - Santa Catarina


Newsletter
Para receber a Newsletter da Vidaverde, preencha o formulário abaixo.
Nome:
Profissão:
E-mail:
Desejo receber
newsletter
Desejo cancelar
recebimento das
newsletters

Palestra Loteamento Ecológico
03/10/2006 - Dia: 3 de outubro de 2006
Hora: 20 horas
Local: VidaVerde – Rua Aubé 290 – Bairro Saguaçú – Joinville SC
Palestrantes: Adilson Gorniack e Fabiana Beckert Gorniack

Sobre os palestrantes:

Fabiana Beckert Gorniack
-Bióloga (UNIVILLE, 1998)
-Mestre em Engenharia Ambiental (FURB-2003)
-Atua com consultoria em Meio Ambiente e Engenharia Ambiental
-É professora da disciplina Gestão Ambiental - Senai Joinville
Adilson Gorniack
-Engenheiro Civil(UDESC-1989)
-Especialista em Engenharia Ambiental (FURB-2000)
-Especialista em Gestão de Recursos Hídricos em Áreas Urbanas (UFSC-2006)
-Atua com consultoria em Engenharia Civil e Ambiental
-É professor das disciplinas: Gestão Ambiental- Senai Joinville
-Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Faculdade Vizcaya Itapoá
 
 
Saiba mais sobre o tema:

Loteamento Ecológico, construindo cidades saudáveis: um impulso à drenagem urbana sustentável e à participação popular

Concepção: Adilson Gorniack - Orientação: Dra. Zuleica Maria Patrício
Você já se perguntou: “O que é um Loteamento Ecológico?”Além de levar as pessoas à reflexão sobre o que é um “Loteamento Ecológico” aguçando a curiosidade, ao inserir “construindo cidades saudáveis” o tema amplia a estratégia de divulgação. De problemas claros, com forte apelo popular, a exemplo das enxurradas e da falta de água, surge o “Loteamento Ecológico” que visualiza e valoriza o caminho da água no meio urbano. Os princípios da drenagem urbana se tornam visíveis desvelando outros aspectos afetos ao processo de urbanização. É nesse contexto, que a drenagem urbana sustentável se insere como uma solução viável para problemática urbana.
O trabalho é tema de especialização do Curso de Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Urbanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Como contribuição cientifica foi apresentado no VI Encontro Nacional de Águas Urbanas em Minas Gerais, maio 2005, sob o titulo de: “Em Busca das Diretrizes para Sustentabilidade em Loteamentos Residenciais no Alto Vale do Itajaí”. 
A gênese da presente pesquisa teve como cenário as aulas de gestão ambiental ministradas no curso de Tecnologia em Gestão da Produção e Processos Industriais do Senai, Joinville, SC, precisamente no Capítulo – Avaliação Perceptiva do Processo de Urbanização.
O objetivo é intervir no processo de urbanização de forma a construir cidades saudáveis. Desta forma, atua como um instrumento positivo na transformação da paisagem urbana. Sua divulgação abre a oportunidade para o cidadão urbano contribuir na conservação e preservação do seu próprio ambiente, pois é comum, para este cidadão, remeter o sentido da preservação ambiental para as florestas distantes da sua realidade, ou ainda, para o ambiente rural.
A pesquisa desenvolvida é do tipo “exploratória”, “participante” e “de ação”; de ordem quanti-qualitativa, com técnica de diálogo reflexivo. Parte de um conceito inicial sobre o que é o “Loteamento ecológico” apresentado na forma de um projeto lei podendo ser incorporado como política pública nos municípios. As imagens, colhidas e selecionadas ao longo de 5 anos, são um passaporte seguro para a reflexão da ocupação do espaço urbano, contribuem na formação da cidadania ambiental, elemento indispensável na construção de cidades saudáveis.
Mesmo com embasamento técnico, sua linguagem é acessível a diferentes grupos de profissionais e público em geral.